quarta-feira, 30 de abril de 2008

ONDE VAMOS PARAR

Saí de casa pelas 8 horas da manhã, como faço todos os dias, em direcção a Torres Vedras meu local de trabalho. Logo que entro no carro ligo o rádio. Estavam a dar as notícias.

Para começar bem o dia e ficar bem disposto, a noticia de abertura era relacionada com o novo aumento de combustíveis que tinha entrado em vigor ás 0 horas.

Como também já vem sendo hábito era um aumento pequeno, coisa pouca, 3 cêntimos no gasóleo e 2,1 nas gasolinas. O que quer dizer que o gasóleo já está em € 1,33.

A minha vontade foi parar o carro e voltar para casa, o que infelizmente não pude fazer porque como a grande maioria dos portugueses, também eu preciso trabalhar.

A minha profissão (consultor imobiliário) obriga-me a utilizar o carro, não só para me deslocar de casa para o escritório, mas também para o desempenho das minhas funções.

O aumento dos combustíveis, não só prejudica quem necessita utilizar transporte próprio como também vai fazer com que todos os produtos sofram aumentos, porque directa ou indirectamente os combustíveis influenciam os seus preços.

Imagine-se a influência destes aumentos nos transportes colectivos (autocarros, camionetas ou táxis)
Imagine-se a influência destes aumentos nos transportes de mercadorias.

ONDE VAMOS PARAR

Resta pensarmos de quem será a culpa destes aumentos.

Das Gasolineiras?

Se é possível algumas grandes superfícies, venderem os combustíveis com diferenças para menos na ordem dos 6 a 10 cêntimos e têm a sua margem de lucro, então chegamos á brilhante conclusão de que as gasolineiras estão a ter uma margem de lucro bastante grande.

Do Governo?

Todos sabemos que nos preços praticados pelas gasolineiras há uma percentagem grande que são impostos para o Estado.

De ambos?

Claro que sim, claro que a culpa não é só de uma das partes, é certamente de ambas as partes.

Para se ter uma ideia do que se está a passar, vejam só:
Desde Janeiro deste ano os combustíveis aumentaram 14 vezes e só desceram 3 vezes.

Até quando iremos aguentar esta situação?
Até quando iremos comer e calar?

Este é o País que temos
Desculpem lá o DESABAFO

Pedro Pampulim

Sem comentários: