sábado, 13 de outubro de 2007

ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA



Quem foi Adriano Correia de Oliveira?

Alguém sabe responder?

Claro que sim, mas se calhar o número de pessoas que desconhece quem foi Adriano é superior aos que sabem.

E porquê?

De certeza que não é pelo facto de Adriano ter Nascido a 9 de Abril de 1942 na Cidade do Porto, pois são passaram ainda 65 anos.
De certeza que não é pelo facto de Adriano ter morrido a 16 de Outubro de 1982, pois só passaram ainda 25 anos.
De certeza que não é pelo facto de Adriano ter sido um ilustre desconhecido, pois foi um dos heróis dos cantores de intervenção da resistência antifascista em Portugal antes do 25 de Abril de 1974.

Então será porquê?

Porque os Portugueses têm a memória curta
Porque a rádio passa pouca música portuguesa e quando passa infelizmente esquece muitos e bons autores e intérpretes.
Porque as televisões se lembram pouco de fazerem programas que nos façam lembrar nomes de Portugueses que de alguma forma marcaram a nossa história recente.

Agora que vai fazer 25 anos que Adriano Correia de Oliveira morreu, então chegou a altura de se falar um bocadinho num dos grandes nomes dos Resistentes Antifascistas ( vá lá, mais vale tarde do que nunca).

Para tributo ao cantor proibido e perseguido, vai ser lançado na próxima segunda-feira dia 15 deste mês (Outubro), um disco em que se podem ouvir vozes como as de: Tim (Xutos & Pontapés), Ana Deus (Ban e Três Tristes Tigres), Miguel Guedes (Blind Zero), Vicente Palma (filho de Jorge Palma), Nuno Prata e Margarida Pinto (Goldfinger) e ainda Raquel Tavares, Pedro Laginha,Cindy Cat, Celina da Piedade, Micro Audio Waves,Mazgani, Sebastião Antunes e Valete em que se podem ouvir temas como: Trova do Vento que Passa, Tejo que Levas as Águas, E Alegre se fez Triste, Rosa de Sangue, Para Rosália, Tu e Eu meu Amor, O Sol Perguntou á Lua, Balada da Esperança, Sou Barco, Charamba, Fala do Homem Nascido, Canção do Linho e Menina dos Olhos Tristes.
Este CD será acompanhado por um DVD que com depoimentos de amigos e familiares nos dará a conhecer a vida, a obra e as histórias de Adriano Correia de Oliveira.

Esperemos que os Portugueses como Adriano comecem a ser mais bem tratados e não sejam só lembrados pontualmente.

Obrigado Adriano Correia de Oliveira pelo teu contributo para que Portugal possa hoje ser considerado um País livre e democrático.

Pedro Pampulim

3 comentários:

AnaGF disse...

Se os desabafos forem todos como este, então não há que pedir desculpa, nós é que agradecemos. Obrigada pela notícia do lançamento do CD de homenagem, eu não sabia, e gosto muito do Adriano.

2P disse...

Olá Pequete
Obrigado pelo seu comentário.
Foi o meu primeiro desabafo neste blog e o seu comentário é o primeiro também.
Um abraço
Pedro Pampulim

BF disse...

Boa homenagem Pedro...

Jinhos
BF