quarta-feira, 11 de junho de 2008

FALHAS GRAVES


Por vezes, ao falarmos, utilizamos expressões menos próprias. Umas que já se usaram e agora não, mas que todos compreendemos e aceitamos outras que com o passar dos anos e as alterações na história do nosso País não se devem usar porque se tratam de erros graves e que até podem ser mal interpretados e ofender algumas pessoas.

Podemos ter como exemplo expressões como:

Ultramar Português, Províncias Ultramarinas ou até o feriado de 10 de Junho que antes do 25 de Abril era chamado de Dia de Camões, da Raça e de Portugal e que por motivos óbvios passou a ser chamado apenas e só Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Portanto devemos ter algum cuidado quando falamos.

Principalmente quando se tratam de pessoas com cargos públicos e ou políticos e que se dirigem ao País.

Senhor Presidente da República, com todo o respeito que tenho pelos mais altos cargos deste meu País e por V. Exª, não posso deixar de lhe fazer este reparo, Dia da Raça NÃO por favor, isso era no tempo do Salazarismo que felizmente acabou com a revolução do 25 de Abril de 1974.

Estou certo de que, como Presidente de todos os Portugueses como V. Exª faz questão de afirmar, numa próxima ocasião terá o cuidado de não utilizar esta expressão.

Este é o País que temos
Desculpem lá o DESABAFO

Pedro Pampulim

Sem comentários: